Site Advogados

Tudo sobre Advogados num só lugar!

Cuidado com Esquemas em Pirâmide

O desemprego, salários baixos, condições económicas precárias e o baixo nível de escolaridade, são algumas das razões porque muitas pessoas colocam o seu dinheiro em fraudes online ou esquemas em pirâmide que garantem que pode ganhar um bom rendimento todos os meses só por adicionar alguns anúncios, visitar sites ou fazer outras coisas demasiado simples. Tenha cuidado!

Desconfie sempre antes de meter o seu dinheiro. Em Portugal, no Brasil e em praticamente todo o mundo os esquemas em pirâmide são ilegais e os seus autores são punidos com penas de prisão e multas milionárias, de acordo com a lei de cada país.

O esquema em pirâmide (também conhecido por esquema ponzi) maior na história, em todo o mundo, foi o esquema criado por Bernie Madoff, que tinha um tamanho de 65 mil milhões de dólares e causou um grande prejuízo em muitos investidores. Leia o artigo do blog Negócios e Dinheiro com a História Completa do Esquema Ponzi de Bernie Madoff para conhecer o antes e depois de ter sido descoberta esta grande fraude!

Se os Bancos, que são a única entidade privada autorizada e regulada por lei, a oferecer um produto financeiro de retorno garantido, e mesmo assim só conseguem oferecer retornos entre 2% a 4% – sem perda de capital, como é que pseudo-empresas, que não possuem um produto ou serviço líder de mercado, podem garantir que em troca de um investimento inicial e da realização de tarefas simples, você pode obter um retorno muito maior, sem haver a possibilidade de perda de capital.

Lista de Esquemas em Pirâmide

Para que fique atento e saiba quais são as empresas que funcionam segundo um esquema em pirâmide, deixamos na lista abaixo as empresas ilegais, que promovem este tipo de fraude – e você deve ficar longe:

  • TelexFree
  • LibertàGià
  • ZeekRewards
  • Talk Fusion
  • Multiclick
  • entre outros